Os contaminantes, aos quais estão associados riscos químicos ou de radiações ionizantes, podem encontrar-se no estado gasoso (gases e/ou vapores), líquido (jatos e/ou sprays de alta pressão) e sólido (poeiras, fibras, fumos, névoas). Os contaminantes biológicos podem ser bactérias, vírus, fungos, parasitas e outros microorganismos. É necessário chamar a atenção para a periculosidade das substâncias presentes no ambiente de trabalho e avaliar a sua toxicidade e agressividade, definindo a natureza do perigo, se químico, biológico ou físico, bem como avaliar a frequência e o nível de exposição do operador às substâncias perigosas presentes (concentração nas preparações e no ar), delineando assim o risco específico relacionado com a tarefa. Tudo isto significa que a escolha de equipamento de proteção química para o corpo tem muitos aspetos a ter em conta. Por conseguinte, recomendamos a consideração prévia de certos parâmetros, que são resumidos de seguida.
Em primeiro lugar, uma escolha correta começa com uma avaliação dos riscos, tal como estipulado pela regulamentação em vigor. Trata-se essencialmente de reconhecer os produtos químicos com os quais o operador pode entrar em contacto. Nesta fase, é aconselhável uma análise das características químicas/físicas das substâncias, que pode ser obtida a partir das fichas de dados que acompanham os artigos SIR.
Uma vez determinados os produtos químicos perigosos no ambiente de trabalho, pode ser escolhido o material de proteção mais adequado.
Paralelamente à escolha do material, é necessário considerar o tipo de vestuário necessário em função do tipo de operação a efetuar e da duração da utilização. Qualquer que seja o tipo de vestuário escolhido, é preciso ter em conta que a sua eficácia depende sempre da sua utilização correta. Por conseguinte, é essencial ler atentamente a nota informativa antes da utilização e formar o pessoal para uma preparação correta, bem como para uma utilização correta durante todo o período de trabalho.
Sectores de atividade
- CONSTRUÇÃO - OBRAS RODOVIÁRIAS
- INDÚSTRIA QUÍMICO-FARMACÊUTICA
- INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
- LOGÍSTICA
- TERCIÁRIO - ARTESANATO