O calçado de uso profissional é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) concebido e fabricado para proteger os pés do trabalhador que o usa contra diversos riscos: mecânicos (deslizamento, impacto, compressão, perfuração, corte, etc.), químicos (contacto com hidrocarbonetos, óleos minerais, etc.), físicos (humidade, água, calor, frio, etc.) e elétricos (propriedades antiestáticas, propriedades condutoras, etc.).
Estão sujeitos aos requisitos essenciais prescritos pelo Regulamento (UE) 2016/425 em matéria de ergonomia, segurança, conforto e eficácia. As características de proteção do calçado são diferentes, dependendo dos requisitos específicos de utilização. A escolha do calçado adequado para uso profissional depende das características de proteção do calçado e dos riscos presentes no local de trabalho.
Disponível em diferentes materiais, o calçado para uso profissional divide-se em 2 classificações:
I. Calçado de couro ou de outras matérias, com exceção do calçado inteiramente fabricado em borracha ou polímero (por exemplo, calçado com parte superior de couro e sola de poliuretano ou de borracha).
II. Calçado inteiramente fabricado em borracha ou polímeros (por exemplo, botas inteiramente fabricadas em borracha ou PVC).
Ambas as classificações, com base nas suas características de proteção, podem ser distinguidas em 3 outros tipos:
Calçado de segurança equipado com uma biqueira de proteção contra choques com uma energia até 200 J ou uma carga de compressão até 15 kN (em conformidade com a norma europeia harmonizada EN ISO 20345).
Calçado de proteção equipado com uma biqueira de proteção contra impactos com uma energia até 100 J ou uma carga de compressão até 10 kN (em conformidade com a norma europeia harmonizada EN ISO 20346).
Calçado de trabalho sem biqueira de proteção (EN ISO 20347).
Todo o calçado para uso profissional deve cumprir determinados requisitos básicos em matéria de durabilidade, conforto e inocuidade dos materiais.
Devem também proporcionar resistência ao deslizamento com proteção específica em relação à redução do risco de escorregar em superfícies molhadas:
Os sapatos são testados num chão de cerâmica coberto com água e detergente.
Os sapatos marcados como SR são adicionalmente sujeitos a um teste num pavimento de cerâmica revestido com glicerina.
Além disso, podem ser fornecidas proteções adicionais para riscos específicos (riscos mecânicos, químicos, físicos e elétricos): propriedades antiestáticas (A), absorção de energia na zona do calcanhar (E), resistência à perfuração da parte inferior (inserção metálica P, inserção não metálica PL ou PS), penetração e absorção de água da parte superior (WPA), resistência à água do calçado (WR) resistência da sola aos hidrocarbonetos (FO), resistência da sola ao calor de contacto (HRO), ao frio (CI) ou ao isolamento térmico (HI), proteção de metatarso (M), proteção do tornozelo (AN), resistência aos cortes (CR), sistema de aderência em escada (LG), resistência à abrasão da biqueira (SC).
Por último, há algumas categorias de proteção que resumem as características de proteção mais comuns, divididas em várias categorias: SB: inclui biqueira de segurança 200j, durabilidade, inocuidade e desempenho dos materiais, ergonomia e conforto do calçado, proteção antiderrapante para pavimento cerâmico + agente de limpeza.
S1: igual a SB + zona do calcanhar fechada, propriedades antiestáticas, absorção de energia na zona do calcanhar.
S1P: igual a S1 + resistência à penetração com chapa metálica tipo P.
S1PL: igual a S1 + resistência à penetração com chapa não metálica tipo PL.
S1PS: igual a S1 + resistência à penetração com chapa não metálica tipo PS.
S2: igual a S1 + resistência à penetração e à absorção de água pela parte superior.
S3: igual a S1P + resistência à penetração e absorção de água da parte superior e sola com relevos.
S3L: como S1PL + resistência à penetração e absorção de água da parte superior e sola com relevos.
S3S: como S1PS + resistência à penetração e absorção de água da parte superior e sola com relevos.
S4: igual a S1 (válido apenas para calçado totalmente em borracha ou polímero da classificação II).
S5: igual a S4 + resistência à perfuração do fundo do calçado (P) e sola com relevos.
S5L: igual a S4 + resistência à perfuração do fundo do calçado (PL) sola com relevos.
S5S: igual a S4 + resistência à perfuração do fundo do calçado (PS) sola com relevos.
S6: igual a S2 + resistência do calçado à água.
S7: igual a S3 + resistência do calçado à água.
S7L: como S3L + resistência do calçado à água.
S7S: igual a S3S + resistência do calçado à água.
As características de proteção oferecidas pelo calçado podem ser deduzidas a partir da marcação no próprio calçado, que fornece as seguintes informações:
• marcação;
• tamanho do calçado;
• nome ou logótipo do fabricante;
• código do artigo;
• data de fabrico;
• norma de referência;
• símbolos e/ou categoria de proteção oferecidos.
Além disso, cada par de sapatos é acompanhado de uma nota informativa que contém informações sobre o modo correto de utilização, armazenamento e manutenção, limpeza e/ou desinfeção/descontaminação, explicação da marcação e informações específicas para determinadas categorias de proteção. Para situações de risco especiais, é fornecido calçado especial com proteção adicional específica. Estes incluem calçado portátil, com isolamento elétrico, de bombeiro, ESD, de proteção contra o corte por motosserra.