L O A D I N G

pt

Normas

EN 455

A norma EN 455 especifica os requisitos e fornece métodos de teste para luvas médicas descartáveis
a fim de determinar: a ausência de orifícios; as propriedades físicas (para garantir que proporcionam e mantêm durante a sua utilização um nível adequado de proteção do doente e do utilizador contra a contaminação mútua); a determinação do prazo de validade; a avaliação da biossegurança; a rotulagem e a divulgação de informações sobre os métodos de ensaio utilizados.
As matérias-primas a partir das quais são produzidas as luvas médicas descartáveis são principalmente:

• látex, substância de origem natural obtida da seringueira, à qual são adicionados diversos aditivos para conferir ao produto final elasticidade, resistência à tração, permeabilidade e estanquidade. As luvas de látex são normalmente finas, justas e confortáveis; a sua utilização não afeta a destreza. As qualidades positivas podem muitas vezes ser anuladas pela possibilidade de desencadear alergias devido às proteínas do látex (a chamada dermatite de contacto alérgica), que são mais prováveis de ocorrer quando se utilizam luvas com pó lubrificante. O contacto com óleos, massas lubrificantes e hidrocarbonetos (por exemplo, gasolina) deve ser evitado a todo o custo.

• vinil, obtido por polimerização do cloreto de vinilo. Fabricado industrialmente desde 1930, o PVC, graças à sua versatilidade, resistência ao desgaste, aos agentes químicos e atmosféricos e resistência ao fogo, presta-se a uma grande variedade de aplicações. É um produto alternativo ao látex e tem a grande vantagem de uma elevada proteção contra ácidos e bases, embora tenha uma fraca resistência mecânica (quebra fácil) e pouca elasticidade; por esta razão, é frequentemente elástico. Apresenta uma fraca resistência às substâncias citotóxicas. O contacto com solventes aromáticos (por exemplo, toluol) e cetónicos (por exemplo, acetona) deve ser evitado a todo o custo

• nitrilo, produto sintético (pertencente ao grupo dos látexes sintéticos), obtido por co-polimerização do acrilonitrilo, do butadieno e do estireno; possui uma excelente resistência à abrasão e à perfuração e uma grande elasticidade. O contacto com solventes cetónicos (por exemplo, acetona) e ácidos oxidantes (por exemplo, ácido sulfúrico, ácido nítrico) deve ser evitado a todo o custo.

Produtos para esta norma

Produtos para esta norma
Contactar-nos