L O A D I N G

pt

Normas

EN 149

Os Aparelhos de Proteção Respiratória são dispositivos de proteção concebidos para proteger contra substâncias perigosas em estado aeriforme, tais como partículas, vapores e gases, através do mecanismo de filtragem. Estes dispositivos, que cobrem parcial ou totalmente o rosto, são feitos de material filtrante ou consistem numa estrutura reutilizável com filtros substituíveis.
A norma EN 149 especifica os requisitos mínimos aplicáveis às semi-máscaras anti-pó filtrantes utilizadas como dispositivos de proteção respiratória, com exceção das destinadas a fuga. Os aerossóis e as partículas finas de pó estão entre os perigos mais insidiosos para a saúde no ambiente de trabalho, uma vez que são quase invisíveis no ar respirável.
As semi-máscaras com filtro de partículas oferecem proteção contra estes riscos. Divididas em três classes FFP1, FFP2 e FFP3, protegem contra aerossóis, fumos e pós finos aquosos e oleosos. As semi-máscaras FFP1 têm uma eficiência de filtragem de 80%; as semi-máscaras FFP2 têm uma eficiência de filtragem de 94%; as semi-máscaras FFP3 têm uma eficiência de filtragem de 99%.
Os dispositivos sujeitos à norma podem ser descartáveis, com a menção "NR", ou reutilizáveis, com a menção "R".
Os dispositivos marcados com a letra "D" foram submetidos ao teste de entupimento com pó de dolomite.

Produtos para esta norma

Produtos para esta norma
Contactar-nos