A norma EN 12492 especifica os requisitos de segurança e os métodos de ensaio para capacetes de proteção para montanhismo e escalada, bem como para trabalhos a grandes altitudes. É composto por três elementos: um invólucro exterior em material plástico resistente ao choque e ao impacto, uma estrutura interior ajustável e uma correia de queixo que permite fechá-lo.
Trata-se de dispositivos de proteção com características como a resistência à penetração e a absorção de impactos verticais, frontais, laterais, traseiros e posteriores. Em todas estas condições, a força transmitida à cabeça deve ser ≤10 kN, enquanto a resistência à penetração é de 1,5 J de energia de impacto (uma massa de 3 kg caindo de uma altura de 50 mm). A correia de queixo, cuja resistência deve ser superior a 50 kg, com uma extensão máxima de 25 mm, reduzirá o risco de perder o capacete em caso de queda.
No que diz respeito ao requisito de absorção de choques, que se destina a qualificar a capacidade do capacete para proteger a cabeça contra a queda de objetos, os parâmetros a respeitar são os seguintes:
- Absorção dos choques: proteção da parte superior (percutor plano de 5 kg e 2 m), parte dianteira (percutor plano de ½ m), parte lateral (percutor plano de ½ m), zona traseira (percutor plano de ½ m). F < 10 kN.
- Resistência à penetração: pino de disparo cónico de 3 kg a 1 m (não deve haver contacto com a cabeça).
- correia de queixo com resistência de 50 daN.
EN 12492
Produtos para esta norma
CAPACETE VÉRTICE AMARELO
FD2144
CAPACETE VERTEX BRANCO
FD2145
CAPACETE VERTEX VERMELHO
FD2146
CAPACETE VERTEX LARANJA
FD2147
CAPACETE VERTEX PRETO
FD2148
CAPACETE VERTEX AZUL
FD2149
CAPACETE STRATO BRANCO
FD2159
CAPACETE STRATO VERMELHO
FD2160
CAPACETE STRATO PRETO
FD2161
CAPACETE STRATO AMARELO
FD2162