A norma EN 1150 especifica métodos de ensaio e requisitos para vestuário de proteção de alta visibilidade para uso não profissional. O objetivo do vestuário de alta visibilidade para uso não profissional é assinalar visualmente a presença do utilizador em todas as condições, seja à luz do dia, quando iluminado por faróis de veículos ou luzes de busca no escuro e iluminação pública. Esta regra não se aplica aos acessórios, normalmente fixados ao vestuário. Os requisitos e métodos de ensaio são:
A resistência da cor
Para cumprir a sua função, o tecido de um vestuário de alta visibilidade não deve desbotar ou perder a cor. Por conseguinte, a capacidade de um tecido de vestuário de alta visibilidade resistir aos efeitos da luz solar é avaliada expondo-o a uma lâmpada de arco de xénon. Além disso, os materiais utilizados são avaliados quanto à resistência da cor a agentes externos potencialmente agressivos, como um líquido de lavagem ou um solvente de limpeza a seco.
Medição de cor
Estão definidas oito cores fluorescentes para utilização. Vão do verde fluorescente ao rosa fluorescente e devem ser especificadas em termos de coordenadas de cor e luminância. As cores definidas são avaliadas por medição espectrofotométrica, um teste realizado em condições específicas, tanto em material novo como em amostras expostas a um arco de Xénon.
Estabilidade dimensional
A norma EN ISO 13688 especifica os requisitos gerais para vestuário de segurança e pressupõe que o vestuário proporciona um nível adequado de desempenho durante o seu tempo de utilização. Isto inclui a avaliação da estabilidade dimensional de peças de vestuário sujeitas a tratamentos subsequentes, tais como limpeza doméstica, industrial e a seco.
Teste da fita
As propriedades de reflexão da luz da fita são avaliadas utilizando um fotómetro que mede a quantidade de luz que é refletida de volta ao ponto de origem. O instrumento determina a forma como a luz é refletida, determinando a sua eficácia mesmo a diferentes distâncias. A retrorrefletividade é medida tanto em materiais novos como em materiais pré-tratados.
Avaliação da peça de vestuário
A alta visibilidade não é simplesmente uma função da utilização dos materiais corretos na construção de uma peça de vestuário. O design de uma peça de vestuário também influencia os aspetos de visibilidade de uma peça de vestuário, pelo que este aspeto é avaliado. A avaliação do vestuário requer a classificação de uma peça de vestuário, que determina a sua provável utilização final. O vestuário é igualmente examinado para determinar se é ergonomicamente adequado.
Teste de química
A Diretiva EPI exige que os materiais utilizados no vestuário EPI não sejam nocivos para o utilizador. Por conseguinte, é necessário efetuar um certo número de ensaios químicos aos materiais de alta visibilidade. Os testes são normalmente efetuados para determinar se estão presentes substâncias cuja utilização é proibida ou se estão presentes em quantidades limitadas.