A norma especifica os requisitos de proteção contra eventos ESD e estabelece características para a proteção de componentes e dispositivos eletrónicos que podem ser danificados por descargas eletrostáticas. Este regulamento também estabelece as características que uma EPA, Electrostatic Protected Area (Área de Proteção Eletrostática), deve ter.
O acrónimo ESD, Electro Static Discharge, ou descarga eletrostática, designa um fluxo súbito de eletricidade que ocorre devido a um contacto, curto-circuito elétrico ou rutura dielétrica entre dois objetos eletricamente carregados. Para evitar que isso aconteça, devem ser tomadas precauções, como a utilização de vestuário específico regulado pela norma CEI EN 61340.
Para satisfazer as características descritas na norma, um vestuário de prevenção de acidentes é considerado vestuário de proteção ESD quando não é feito de tecidos sintéticos ou de lã, mas de fibras condutoras e as abas nas extremidades (mangas, pernas das calças ou colarinho) são feitas de forma a melhorar o contacto entre o material condutor com propriedades eletrostáticas e a pele. Além disso, as partes metálicas devem ser cobertas e o vestuário, quando se dobra, deve cobrir totalmente a camada interior.
Ao usar vestuário de trabalho e de proteção ESD, é importante que o vestuário esteja abotoado ou apertado para garantir a proteção necessária.
A norma especifica as características dos sistemas de proteção a utilizar para garantir a fiabilidade da ligação à terra, definindo, entre outros aspetos, as características de resistência elétrica do calçado e do sistema pavimento/sapato utilizado, de modo a manter os valores do potencial elétrico do operador (HBV - Human Body Voltage) inferiores a 100 Volts, mesmo em ambientes de baixa humidade.
O calçado para uso profissional com características ESD é concebido e fabricado para proteger o utilizador de descargas eletrostáticas em ambientes perigosos.
O calçado com a marca ESD é eletricamente dissipativo, ou seja, descarrega constantemente para o solo a eletricidade estática acumulada pelo corpo humano. É possível reconhecer um calçado ESD pela presença de um pictograma amarelo que demonstra a sua conformidade específica.
CEI EN 61340
Produtos para esta norma
SAPATO BAIXO ANACONDA CPS
MB1636
SAPATO ALTO FENICE CPS
MB1639
SAPATO BAIXO RENAISSANCE
MB2033
SAPATO BAIXO MOHER
MB3020
SANDÁLIA VIRGIN
MB3112
SAPATO BAIXO MALIBU CPS
MB1657
CALÇADO BAIXO DUAL LIFE
MB1330
SAPATO BAIXO KISS
MB3115
SAPATO BAIXO MONZA
MB3017
SAPATO BAIXO DIVINA
MB3111
SAPATO BAIXO SIENNA
MB3113
SAPATO ALTA ENERGY
MB3114
SAPATO ALTO FUNKY
MB3116
SAPATO ALTO MYTHOLOGY
MB3117
SAPATO ALTO MANHATTAN
MB3015
SAPATO BAIXO MAIA
MB3012
SAPATO BAIXO TURKANA
MB3014
SAPATO ALTO SNAKE
MB3016
SANDÁLIA CAMARO BLACK
MB1815
SAPATO ALTO PLATINUM
MB1824
SAPATO BAIXO FACTOR
MB2013
SAPATO BAIXO WHITE FOBIA
MB1321
SABOT BRERA
MB1415
+
SABOT BLANCA
MB1417