Nestes contextos de trabalho, tanto de dia como de noite, o vestuário de alta visibilidade é a melhor solução para assinalar visualmente a presença do operador, garantindo a sua segurança em todas as condições de luminosidade; mesmo na presença de luz projetada pelas máquinas através dos faróis, como no caso dos operadores rodoviários envolvidos na circulação de veículos. Uma obrigação legal que também se revela uma boa escolha do ponto de vista do desempenho dos próprios operadores; uma vez que está cientificamente provado que o uso do vestuário adequado ao tipo de trabalho realizado, e portanto capaz de implementar um nível de proteção adequado, influencia efetivamente o trabalho do trabalhador que, sentindo-se protegido, está mais concentrado na atividade em curso, sem receio de perigos externos.
Dois fatores principais orientam a escolha do vestuário de alta visibilidade: 1. Contexto de trabalho; 2. Condições de visibilidade em que o trabalho é efetuado. A norma da UE UNI EN ISO 20471 especifica os requisitos, fornecendo 3 classes de proteção. Quanto maior for o perigo, maior será a área de material retrorrefletor e/ou fluorescente que deve estar presente na cabeça.
CLASSE 1: NÍVEL MÍNIMO.
Podem ser usados em estradas privadas ou por pessoas que visitam um estaleiro de construção onde é exigido vestuário da classe 3, para trabalho ocasional ou de curta duração e acompanhadas por pessoas que trabalham no estaleiro. Podem também ser utilizados nos sectores dos serviços e dos transportes.
CLASSE 2: NÍVEL MÉDIO.
Podem ser usados por pessoas que supervisionam atividades para as quais é exigido vestuário da classe 3. Devem ser usados ao ar livre em boas condições climatéricas e onde a visibilidade seja adequada.
CLASSE 3: NÍVEL MÁXIMO.
Devem ser usados por todas as pessoas que trabalham em estaleiros de construção de estradas com um limite de velocidade superior a 60 km/h, em linhas de caminho de ferro, em aeroportos e durante operações de salvamento. A classe 3 pode ser obtida através da escolha de produtos certificados de acordo com a norma EN ISO 20471, classe 3, ou através da combinação de dois produtos que, em conjunto, atinjam a classificação de classe 3.
Sectores de atividade
- CONSTRUÇÃO - OBRAS RODOVIÁRIAS
- LOGÍSTICA